quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Analista Tecnologia da Informação


Hoje o mercado esta muito competitivo e as organizações também estão cada vez mais exigentes na hora de contratar um profissional. Desde que entrei na faculdade em agosto deste ano, resolvi focar os meus estudos para me tornar um analista em tecnologia da informação. Segundo o Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas as atividades do projeto a fim de atender os seus requisitos.

Como todo projeto ele passa por várias etapas que são: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e por último o encerramento.

Com o projeto de vida não é diferente de um projeto voltado para uma determinada organização/empresa que passam pelas mesmas etapas. 

O meu projeto inicial no momento é me tornar um analista de TI e posso dizer que o primeiro passo, a ser dado neste projeto foi estudar para ingressar na universidade. E de uma forma bem superficial digo que esta sendo um ótimo aprendizado para me aprimorar e da continuidade ao projeto da minha carreira profissional. 

Confesso que antes nem sabia o que um analista fazia, mas hoje tenho um conhecimento do que devo aprender para chegar até a etapa final, mas mesmo assim chegando ao final dos objetivos temos que está sempre focado no processo de aprendizagem constante. Pois área de TI esta sempre em constante evolução.

Neste artigo de hoje vou mostrar alguns requisitos para quem deseja se tornar um analista em tecnologia da informação, acima de tudo o requisito maior é a dedicação para aprender e esta sempre em processo de conhecimento para não ficar desatualizado das novas tecnologias e métodos de gerenciamento.

O analista em tecnologia da informação é um profissional responsável por executar análises para o desenvolvimento, implantação e suporte a sistemas de informação e solução tecnológica especifica, incluindo arquitetura Cliente e Servidor e sistemas integrados de gestão empresarial, em diversos módulos. Orientar a instalação e customizar softwares, implantar e administrar sistemas e bancos de dados e rotinas de segurança. 

A formação necessária para se tornar um analista em TI é recomendável ter formação superior em sistema de informação, ciência da computação ou engenharia da computação e também acompanhados de cursos complementares em informática e rede.

Há também alternativas de manter-se atualizado em sua área com os cursos de Gestão do Tempo e Gestão de Projetos.


Apesar de um tempo sem fazer uma aparição neste blog, veio mais uma dica que possa servir de ajuda.

Até a próxima!

Seguidores

  © Desempregado Online - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo