segunda-feira, 13 de junho de 2011

Redes Sociais: 9 erros que podem custar o seu emprego


Se você é do tipo que gosta de ficar em redes sociais, falando de tudo para todos, tome bastante cuidado, pois cada vez mais as empresas estão de olho naquilo que seus funcionários e candidatos publicam nas redes sociais. Devido ao  atual crescimento das redes veio também acompanhado o dinamismo no compartilhamento de informações que vai muito além do simples passa tempo.

Segundo o que apurei no Blog do E-Commerce: Uma pesquisa feita pela empresa de segurança de e-mail Proofpoint revelou que 7% das organizações já demitiram um empregado por causa de sua atividade em sites de mídia social. Outros 20% disseram que, por causa das redes sociais, empregados tiveram de ser advertidos. 

Tais recursos podem ser utilizados efetivamente a favor de uma organização, para compreender o público e traçar estratégias focadas nas escuta e diálogo. Mas, para o usuário e funcionário, como utilizar estas redes a seu favor?

Em tempos que se debate tanto sobre a privacidade e os limites entre o comportamento profissional e pessoal nas redes, uma coisa é certa. É preciso preservar sua imagem online e levar em consideração que tudo é postado fala alguma coisa sobre você.

NA DÚVIDA, É SEMPRE MELHOR MANTER A MODERAÇÃO.

Mas você deve esta se perguntando quais são os comportamentos que um empregador poderia julgar prejudiciais nos perfis online de seus funcionários? Observe alguns erros que os usuários cometem no Facebook, Orkut e Twitter, e que poderiam servir de motivo para o desemprego:

1 - Postar comentários negativos sobre o trabalho ou a empresa
2 - Comentar questões privadas da empresa em fóruns públicos
3 - Oferecer muita informação sobre sua vida pessoal e atividades de lazer
4 - Publicar xingamentos, palavrões e palavras de baixo calão em geral
5 - Não respeitar opiniões, credo, filosofia, raça e todos os tipos de diferenças
6 - Mudar de identidade e fingir ser outra pessoa
7 - Publicar fotos íntimas e/ou desnecessárias
8 - Postar comentários sobre sua vida pessoal que poderiam levar um empregador a fazer um julgamento negativo sobre você
9 - Participar de comunidades de gosto duvidoso. Seu perfil é facilmente identificado pelos grupos que você segue.

QUANTO MENOS COMUNIDADES VOCÊ PARTICIPAR, MELHOR PARA A SUA PRIVACIDADE. 

Ser discreto em relação ao trabalho é a melhor prática para se evitar problemas com os seus superiores. Aproveite o espaço para mostrar o melhor de você. Se você usa o espaço das redes sociais para exibir seus projetos, você faz com que seus colegas e até os chefes se aproximem, abrindo espaço para conversas informais e até gostos em comum.

Seguidores

  © Desempregado Online - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo