sexta-feira, 17 de junho de 2011

O que aprendi Blogando em 30 dias


Hoje faz exatamente 1 mês que comecei com o projeto Desempregado Online, este projeto  foi criado com a intenção de compartilhar experiências obtidas com o dia a dia para voltar ao mercado de trabalho e também compartilhar a experiência que estou tendo como blogueiro entre outras coisas que possa vir ao longo do tempo. E justamente hoje resolvi compartilhar o que aprendi ao longo desses 30 dias como blogueiro, e vou falar alguns pontos fundamentais para quem pretende ingressar no mundo da blogosfera.


BLOG NÃO É UM DIÁRIO NA INTERNET
Hoje o blog não funciona mais como um diário na internet voltado totalmente para o seu autor e provavelmente para seus familiares e amigos. Hoje o blog esta voltado para todos os segmentos e públicos, se tornou uma ferramenta para alavancar a sua carreira, apresentar os seus projetos ou ainda quem tenha pensamentos mais modestos: blogar pode ser um processo divertido, ou simplesmente torna-lo um melhor escritor.

Vejo que algumas pessoas entram no mundo da blogosfera apenas pensando que vão ganhar dinheiro de uma forma fácil, mas que na verdade não é tão fácil quanto se parece. Mas você pode chegar até este ponto, mas para isso você tem que ter conhecimento de alguma coisa ou ter algum objetivo.

Confesso que antes de começar esse projeto, tive outros projetos iniciados que infelizmente por falta de experiência não puderam ir adiante, mas que serviram de aprendizado e encorajamento para começar novamente sem cometer os mesmos erros.

PONTO DE PARTIDA
Segundo Paulo Faustino fundador do blog Escola Dinheiro: “você que esteja a criar o seu primeiro blog, é extremamente tentador começar rapidamente com um alojamento gratuito, um layout básico, e nenhum tipo de planificação. Esta é provavelmente a forma como a grande maioria dos blogueiros começa, mas da qual se arrependem praticamente todos".

Para se ingressar no mundo da blogosfera, no entanto, existe uma serie de princípios que são semelhantes, especialmente no que se diz respeito ao sucesso. Vejamos quais os pontos obrigatórios que você deve seguir para começar um blog de sucesso:

1.    Um blog deve ter objetivos definidos desde o início.  Não ter objetivos definidos significa perder dinheiro, não ter orientação e/ou não saber para onde se caminha.

2.    Um blog não pode ter sucesso se não tiver uma audiência alvo definida.  Os anúncios dispersam-se com a falta de foco, e a homepage do seu blog provavelmente estará relacionada com tudo e com nada.

3.    Você deverá saber qual o seu foco e quais as razões pelas quais você é diferente da sua concorrência.  Você não pode fazer as mesmas coisas que outro blog já faz; os seus leitores irão continuar focados no seu concorrente em detrimento de um blog novo que acaba de entrar no mercado.

4.    É necessário ter mercado disponível.  Isto significa que deverão existir já outros blogs a serem consumidos e/ou um mercado capaz de absorver a existência de um novo blog. Se o seu nicho de mercado for na verdade um mercado fantasma onde ninguém se interessa pelo assunto, provavelmente você não terá sucesso.

Se você tem a intenção de se tornar um blogueiro, comece por esses 4 pontos para iniciar o seu projeto e desenvolver um trabalho para que possa atingir o seu público alvo e se tornar um blogueiro de sucesso. Essa foi um das lições que tirei ao longo desses 30 dias  como blogueiro e que esta servido de grande ajuda e incentivo para continuar aprimorando cada vez mais o meu conhecimento na blogosfera.

Leia também os textos de referência:

Seguidores

  © Desempregado Online - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo