sexta-feira, 24 de junho de 2011

Faça o seu currículo na internet de forma objetiva

Antes de começar, devo confessar que, não sou usuário assíduo de redes sociais, mas que na verdade com o avanço delas ao longo dos anos, estou começando a me render a essas plataformas, e também é cada vez mais habitual você encontrar oportunidades de empregos através delas. Uma pesquisa publicada pela britânica Human Resources Magazine demonstra que um grande número de recrutadores hoje usa as redes sociais como fonte para checar dados de candidatos a empregos. E uma das ferramentas pesquisadas na hora de buscar profissionais, o Linkedin é a preferida dos recrutadores.

Para quem não sabe o Linkedin é a maior rede de perfis profissionais do mundo na internet, com mais de 100 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios. Só no Brasil são mais de 4 milhões de usuários.

Segundo a revista, 78% das empresas de seleção usaram a rede social no ano passado. Mesmo redes voltadas ao lazer, como o Facebook e o Orkut, já são monitoradas por consultorias e empresas em busca de candidatos.

É comum ouvir de recrutadores que para cada vaga o profissional deve elaborar um currículo específico e direcionado. No entanto, com o crescimento das redes sociais como meios de comunicação, é preciso ter um currículo "genérico" que esteja ao alcance de todas as empresas por meio do seu blog pessoal ou de sites especializados, como Linkedin.

Quando o profissional se candidata para uma vaga especifica, ele irá elaborar o currículo de acordo com os requisitos exigidos. Mas, na internet, ele está apenas se mostrando ao mercado. Os prontos principais na hora de elaborar o currículo na internet são: Contatos, experiência profissional, graduação e idiomas.

OBJETIVIDADE
Antes de tudo, é preciso ter em mente que milhares de currículos são expostos todos os dias nas redes sociais. Por isso, é fundamental ser objetivo. A área na qual teve uma maior atuação e o que está buscando são os principais pontos a serem destacados.

FAÇA UMA REFLEXÃO
É também fundamental refletir sobre tudo que já fez e entender o que pode ser considerado um diferencial. Muitas vezes, o profissional pode ter realizado algo que não esteja diretamente ligado à área pretendida, mas que tenha o levado a desenvolver habilidades que sejam importantes para aquele setor.

Preste bastante atenção em toda sua carreira e faça uma reflexão daquilo que pode chamar atenção das empresas da sua área.

USE PALAVRAS CHAVES
Devido à grande quantidade de currículos nas redes sociais, muitos recrutadores utilizam da técnica de busca por palavras para filtrar os candidatos. É fundamental que o profissional coloque palavras de referência à área pretendida. Isso facilita que as empresas acessem seu currículo.

RESULTADOS ALCANÇADOS
Descreva as atribuições de forma didática, qual exatamente foi a sua função e quais os resultados alcançados. O recrutador precisa saber se que forma você participou daquele projeto. Em muitos casos, a partir disso, ele já consegue avaliar algumas competências do profissional.

OBS: NA HORA DE ELABORAR O SEU CURRÍCULO NA INTERNET, SIGA SEMPRE ESSAS INSTRUÇÕES: NÃO MINTA E EVITE ERROS DE PORTUGUÊS.

Boa Sorte!

Seguidores

  © Desempregado Online - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo