segunda-feira, 20 de junho de 2011

Currículo: o modelo adequado para cada situação

Você sabe o que é currículo? E você sabia que o mesmo tem suas diferenças e formas de ser elaborado de acordo com cada ocasião? Isso mesmo! O currículo vitae (do latim trajetória de vida), também abreviado para CV ou conhecido popularmente por currículo. É uma síntese de qualificações e aptidões, na qual o candidato a alguma vaga de emprego descreve as experiências profissionais, formação acadêmica, e dados pessoais para contato. Ainda é a forma que muitas empresas usam para preencher vagas de emprego.

De uma forma geral, o currículo é importante para que o recrutador tenha um perfil do candidato sem ao menos conhecê-lo pessoalmente. O currículo funciona como um cartão de visita na conquista do emprego e por isso é essencial você ter que identificar qual o tipo mais adequado para o empregador que tem a vaga, para a qual você está se candidatando. 

Antes tinha uma concepção totalmente equivocada sobre currículo, e comparava-o a uma cédula de dinheiro, pois era sempre feito da mesma matéria prima, mas o que mudava era sempre o seu valor. Hoje devido a tanta informação e conhecimento, passei a ter uma visão mais apurada e sabendo diferenciar as três formas de currículos para todas as situações funcionais e especificas que podem exigir em determinadas ocasiões.

Para você ficar sabendo melhor, vou mostrar os três modelos básicos para elaborar o seu currículo.

CURRÍCULO CRONOLÓGICO
Sem duvida o currículo cronológico é o mais utilizado e também o mais apreciado pelo empregador. Apresentando sempre os empregadores de forma cronológica inversa, ou seja, o mais recente é colocado em primeiro lugar na relação. Desta forma facilita a avaliação do recrutador com relação ao crescimento da carreira e continuidade no emprego do candidato. É também um modelo que permite ao candidato relatar os resultados que alcançou nos empregos anteriores.

ESTE MODELO DE CURRÍCULO NÃO DEVE SER USADO POR QUEM:
  • Mudou de emprego com frequência
  • Mudou de carreira varias vezes
ABAIXO SEGUE O LINK PARA DOWNLOAD DO MODELO


CURRÍCULO FUNCIONAL
Neste modelo são destacas as experiências exercidas pelo candidato, vinculadas ao cargo que esteja se candidatando. E ao mesmo tempo sem omitir nada, mesmo porque um currículo tem que ser transparente e objetivo, e a relação cronológica dos empregadores é apresentada apenas no final.

A estratégia é chamar a atenção do entrevistador de imediato, para as habilidades e talentos mais importantes do seu currículo para aquela determinada vaga.

A desvantagem do Currículo Funcional é pelo fato de ser inflexível e você só pode usá-lo para um determinado cargo que pretende se candidatar, o que pode ser bom, mas também pode ser ruim.

ABAIXO SEGUE O LINK PARA DOWNLOAD DO MODELO

CURRÍCULO CRONOLÓGICO-FUNCIONAL
O currículo cronológico-funcional, ou chamado de uma forma menos convencional de misto é o tipo mais forte e mais comunicativo por associar as duas características citadas acima. Esse tipo de currículo é utilizado por pessoas que possui uma boa estabilidade de emprego e uma ampla base de experiência.

Em alguns casos, este é o modelo de currículo preferido por alguns recrutadores, por ser formatado desta maneira, várias informações importantes ao mesmo tempo como, por exemplo: a experiência, estabilidade e progressão funcional de um candidato.


ABAIXO SEGUE O LINK PARA DOWNLOAD DO MODELO

AGORA APROVEITE ESTAS DICAS E PONHA ELAS EM PRÁTICA E BOA SORTE! 

Tenha a comodidade de ler os artigos do Desempregado Online no seu email. Faça sua subscrição através do campo abaixo e fique sempre atualizado das ultimas publicações. 

Seu email:

Seguidores

  © Desempregado Online - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo