sexta-feira, 27 de maio de 2011

Resumo da semana com reflexões para traçar os seus objetivos


Mais um final de semana chegando, nada melhor do que relaxar e curti um belo descanso ou quem sabe, continuar correndo atrás da oportunidade de emprego. Esta semana pra mim foi bem movimentado, por ter sido bastante solicitado por amigos para fazer serviços de manutenção de computadores e também fiquei realizando trabalhos em casa, mostrando um pouco de habilidade de pintor, para melhorar o aspecto da casa. Nada mau para quem trabalhou 1 ano e 6 meses na área de compras de material em uma empresa que atua no ramo de construção.

Mas como hoje é uma ótima sexta-feira, nada melhor do que relaxar e fazer uma reflexão neste final de semana.


Este texto foi retirado do site Minha Carreira e fala sobre planejamento pessoal e como traçar seus objetivos.

Mas antes de começar a ler o artigo, deixo a mensagem para você nunca desistir diante das dificuldades que a vida lhe impor, seja perseverante para realizar seus sonhos.
  
O início de ano todos nós somos invadidos por aquela sensação de que com as decisões certas todos os sonhos serão realizados. Só que entre o sonhar e o realizar existe o método. Nada de outro mundo, apenas metas, disciplina e organização que, juntos, recebem o nome de “planejamento pessoal”.

Não estamos falando de uma disciplina de outro mundo, ou coisa de profissionais de marketing. O planejamento pessoal não só é acessível como mais do que recomendado para todos aqueles que têm muito que realizar, mas não sabem o quanto. Separamos algumas dicas:

Conheça seus objetivos
A primeira coisa para conseguir o que deseja é saber o que deseja. Liste seus objetivos de forma concreta e quantificável. Bons exemplos são comprar uma casa, trocar de carro ou estudar no exterior. Exemplos subjetivos demais como “ser feliz” não funcionam para o planejamento. Entenda que a felicidade é decorrência de sua realização pessoal.

Cada objetivo deve ter uma ou mais metas para que possa ser ainda mais concreto, classificando-as por tempo a ser atingida. Separe as metas por curto, médio e longo prazo.

Estabeleça suas estratégias
É o momento de entender como você vai “chegar lá”. Criando estratégias para cada meta você vai poder estabelecer concretamente o que precisa fazer para os seus objetivos serem atingidos. Trabalhe com ações para um primeiro momento, um segundo momento, e assim por diante, fazendo uma lista de providências.

Faça um levantamento de recursos
Tudo muito bom, tudo muito bem, mas agora você precisa entender como andam suas condições de tempo, de dinheiro e logística para realizar suas metas. Quando falamos em recursos, muitos pensam somente numa boa poupança.

Crie um cronograma
O principal recurso quando se fala em planejamento pessoal é o tempo. Relacione cada uma das providências aos recursos necessários para realizá-las. Claro que aqui entra a questão financeira, mas, além disso, se você tem espaço em sua vida para se dedicar a essa providência, se vai precisar de alguém para ajudá-lo etc.

Controle
Uma vez criado, o planejamento roda sozinho? Não, claro que não.  Você precisa de tempos em tempos, de acordo com a duração de seu planejamento, verificar quantas metas foram cumpridas, ajustar datas etc.

Em ação
Trabalhar com planejamento é controlar os caminhos de sua vida para um destino mais feliz e realizado. Cada passo deve ser comemorado e cada tropeço encarado como oportunidade de aprendizado. Não desanime e seja perseverante para realizar seus sonhos.


Tenha um bom final de semana!

Seguidores

  © Desempregado Online - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo