quinta-feira, 26 de maio de 2011

Faça do seu currículo o seu cartão de visita

Há um tempo, ficava totalmente perdido na hora de fazer o meu currículo e muita das vezes nem sabia por onde começar, mas com o passar dos anos e a experiência de ter feito muitos trabalhos de digitação, aprendi pelo menos os pontos básicos na hora de elabora o currículo. Em alguns casos que presenciei de pessoas pedirem para colocar o número de documentos pessoais, coisa totalmente desnecessária e aconselhava a pessoa de que isso não seria necessário e que era uma das gafes mais frequentes que poderia eliminar o candidato(a) na hora da seleção, mas tinha pessoas que insistiam em querer. Nessas horas eu nem sabia mais o que dizer e era em momentos como este que passava pela minha cabeça aquele velho ditado Manda quem pode, obedece quem tem juízo.


Então para você não cometer erros dessa natureza veja o artigo "Currículo: como fazer o seu"escrito por Viviane Macedo do site Emprego Certo que ensina como fazer o seu currículo de forma correta.

Objetivo, claro e conciso - assim deve ser o currículo. Ele é o cartão de visita do profissional, por isso precisa conter informações relevantes, verdadeiras e que conquistem o interesse do selecionador.

Com dezenas de currículos para analisar e selecionar diariamente, os recrutadores preferem focar a atenção nos mais diretos e claros. Por este motivo, a ordem cronológica invertida (da experiência recente para a mais antiga) é a mais apreciada pela maioria deles. "Ser específico e objetivo conta muitos pontos. Ressalte a posição ocupada, datas, escopo e principais realizações", aconselha o consultor da Hays, Fábio Padovani.


Na medida certa

Nem informações demais, nem de menos. É importante saber o que colocar no papel. Características pessoais como: proativo, organizado, responsável, devem ser ressaltadas na hora da entrevista - melhor não colocá-las no currículo. Nele é fundamental deixar claras informações referentes a resultados obtidos anteriormente e conhecimento na área desejada.

Os dados para contato são extremamente importantes e o layout deve ser o mais simples possível.

Acompanhe abaixo algumas dicas de como tornar seu currículo claro e mais atrativo.

Se você quiser, faça o download do arquivo em Word e preencha com seus dados.

Dicas Importantes:
Veja dicas importantes de o que não deve entrar e o que não pode faltar no currículo.

Nunca coloque:
  • Números de documentos
  • Foto
  • Informações falsas
  • Assinatura e data

Nunca esqueça:
  • Dados para contato
  • Objetivo
  • Revisão ortográfica antes de enviar

Acompanhe as dicas, revise seu currículo e tenha mais chances de ser bem-sucedido na busca por um emprego.


Seguidores

  © Desempregado Online - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo